Introdução á Citologia

Princípios Citologia (estudo das células)


Olá meus queridos tudo bem com vocês?


Lembrando-me de uma aula que tive ha umas semanas atrás, resolvi colocar aqui alguns textos que ajudam á você entender um pouco da minha área (biologia).


Neste POST irei falar sobre os tipos de células que encontramos e as funções de algumas organelas.


Primeiramente, temos que entender que uma célula é a unidade morfológica de todos os seres vivos, ou seja, todo o ser vivo (exceto vírus) possui pelo menos uma célula.


Os indivíduos que possuem apenas 1 célula são chamados de organismos unicelulares, pois contém apenas 1 célula, alguns organismos do reino protista é unicelular.


Os indivíduos que possuem 2 ou mais células são chamados de pluricelulares (Pluri = muitas), esses organismos podem ser qualquer um da natureza, como por exemplo o Ser Humano que possui trilhões de células.


Existem 2 tipos de células, as células procariontes e as células eucariontes.


Células Procariontes.


As células procariontes, são células que possuem algumas das organelas presentes nas células eucariontes, mas a diferença é que ela não tem um núcleo definido, ou seja, podemos dizer que ela não tem núcleo. Os organismos que têm a célula procarionte são organismos unicelulares.


Células Eucariontes


As células eucarionte é a mais comum. Célula eucarionte quer dizer uma célula que tem núcleo definido, envolta por uma membrana, denominada carioteca. Dentro desse núcleo encontramos o RNA e DNA, que mais pra frente falarei o que é.


Além de núcleo definido, as celular eucariontes possuem algumas organelas que a célula procariótica não possui, como por exemplo, mitocôndrias, etc.


Existe as células eucariontes animal, que são células que compões os seres pluricelulares, por exemplo o Ser Humano.


Existe também a célula eucarionte Vegetal, que são células que compõe os vegetais e plantas do reino Plantae.


Diferenças entre a Célula Eucarionte Animal e Vegetal.


A diferença entre a célula eucarionte animal e a vegetal, é que a célula vegetal têm a presença de Cloroplastos, Parede Celular e Vacúolo.


Abaixo um desenho das 2 células, e as diferenças entre elas:

Diferenças entre as células animais das vegetais.


As células vegetais possuem a Parede celular e o Lúmen.


Células vegetais possuem vacúolo.


Células vegetais possuem Protoplastídeos.


Organelas das Células


As células podem ser comparadas com uma cidade, pois cada organela é um departamento, que faz com que essa cidade funcione.


As organelas celulares são importantes, pois sem elas, a célula não faria algumas ações importantes para nossa sobrevivência.


Retículo Endoplasmático: São pequenas “bolsas” e tubos, o Retículo endoplasmático faz uma rede de canais interligados, que são ao citoplasma uma estrutura esponjosa.


Retículo Endoplasmático Rugoso: conhecido como ergastoplasma. Na parede do retículo endoplasmático rugoso, ficam presos os ribossomos. O Retículo endoplasmático rugoso tem como função na célula a Síntese de proteínas.


Retículo Endoplasmático Liso: Não existem ribossomos nesse retículo, deixando com aspecto liso, sua função é síntese de lipídios, e armazena lgumas substâncias por um período temporário.


Complexo de Golgi: O Complexo de Golgi empacota algumas informações da célula. Ela faz processa as proteínas dos ribossomos.


Lisossomos: São bolsas que tem enzimas que digerem diversas substâncias orgânicas. Os lisossomos é que faz a “digestão” celular. Muitas vezes os lisossomos fazem a Autofagia, ou seja, ela come partes de si mesma.


Mitocôndria: As mitocôndrias são encontradas em todos os tipos de células, somente não encontradas nas células de bactérias e das cianobactérias. São como bastonetes, com número variando de dezenas á centenas, dependendo do tipo da célula. Podemos afirmar que as células que gastam mais energia (ATP), têm mais mitocôndrias que as células que não gastam tanto energia.


As mitocôndrias tem como função principal, a respiração celular, onde moléculas de alimento reagem com gás oxigênio, transformando-se em gás carbônico e água, liberando energia.


Cloroplastos: São encontradas somente em células de organismos fotossintetizantes. No interior dos cloroplastos existe a Clorofila A que é responsável pela fotossíntese.


Citoesqueleto: As células eucariontes possuem uma complexa rede de tubos muito finos e filamentos entrelaçados e interligados, isso é denominado citoesqueleto celular.


O citoesqueleto é responsável pela forma e pela movimentação da das células.


Centríolos: são estruturas que emitem fibras protéicas para a divisão celular, também produz Cílios ou flagelos.


Ribossomos: tem a função de síntese de proteínas. Os ribossomos podem ser encontrados livres no citoplasma ou no reticulo endoplasmático rugoso.


Citoplasma: É uma substância aquosa que ocupa grande parte das células animais, nele encontra-se diversas substancias.


Vacúolo: Somente encontrado em células vegetais, os vacúolos podem ser comparados com o estomago da célula, pois dentro dele ficam produtos para sua nutrição ou excreção. Dentro do vacúolo encontramos enzimas lisossômicas hidrolíticas (Ocorrem com presença de água).


Parede Celular: A Parede celular é encontrado somente em células vegetais, ela ao contrário da célula animal, tem uma substancia denominada Pectina que é “amigável” á água, ou seja, ela segura a entrada e a saída de água da célula, evitando que a célula estoure.Ao contrário da célula animal, que se colocarmos água em seu interior, ela se encherá até explodir, a célula vegetal, pela presença de Pectina na sua parede celular, bloqueia o acesso da água dentro da célula, quando detectado que a célula não tem mais espaço para água. Dentro da parede celular encontramos algumas substancias como Lignina que dá rigidez á célula, a lignina é encontrada nas células da madeira.


Lamela Média: Lamela média é uma substância aquosa, rica em pectina também, que “gruda” uma célula vegetal na outra e celulose.


Lúmen: O Lúmen é uma parte delimitada pela parede celular, ou seja, dentro do lúmen está a parede celular, e conseqüentemente todas as organelas da célula.


Daniel de Carvalho

15/03/2011

Share on Google Plus

About Portal da Familia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

:)