Existem 2 tipos de aplicações da eutanásia:
Eutanásia Ativa: Conta com ações que tem por objetivo o término da vida de um paciente, o ato é planejado com o paciente e familiares.
Eutanásia Passiva: A eutanásia Passiva é a eutanásia que não é praticada por princípios médicos, mas não há ações que tenham por objetivo a prolongação da vida do paciente.
A eutanásia é um tema de discussão, principalmente nos cursos de graduação da área da Saúde, algumas pessoas tem argumentos contra e outros á favor do ato.
Os argumentos contra a prática são baseados nos princípios políticos, religiosos e éticos.
Segundo religiosos, todos nós temos direito á vida, e ninguém tem direito de tirar a vida de ninguém, ou seja, a morte é predestinada para cada pessoa, à pessoa morrerá quando chegar seu tempo.
Segundo políticos, todos têm direito á vida, no Brasil segundo a Constituição Federal de 1988, qualquer cidadão tem direito á vida plena.
Os argumentos á favor da prática são baseados no descanso do paciente.
Pessoas que são á favor da prática da eutanásia, acreditam que o sofrimento do paciente em estado terminal, será aliviado se a morte acontecer mais rápido, já que as chances praticamente são inexistentes.
Outro argumento, principalmente se tratando de saúde pública, é do gasto que se tem para manter um pacientes nessas condições, e que tem outros pacientes na fila de espera, que tem chances melhores de curas do que o paciente internado.
No Brasil esse ato é considerado um ato ilegal, pois infringe regras da Constituição, vigente desde 1988.
Querendo ou não, esses temas polêmicos,sempre acabam em discussões!
Você é á favor da eutanásia? Comente!
0 comentários:
Postar um comentário