Análise CD Shirley Carvalhaes - O Tempo de Cantar Chegou - 2012

 Após uma estadia de aproximadamente 8 anos na gravadora Art Gospel, Shirley Carvalhaes lança no fim de agosto, seu novo álbum intitulado O Tempo de Cantar Chegou, pela sua nova gravadora a Sony Music.

Logo após o anúncio da contratação da cantora por parte da gravadora que tem o mais seleto cast do estilo pentecostal do Brasil, o público fiel ao seu ministério sempre esteve acompanhando as novidades e o ritmo de gravação.

O mais perceptível no cd, é que o tema principal é de Cura, alguns meses atrás, fora postado um vídeo no youtube, onde ela conta seu testemunho de que foi constatada uma lesão no lado esquerdo do seu cérebro, na qual até o médico ficou espantado como ela estava falando e dirigindo bem. Ela retratou que foi um milagre de Deus em sua Vida. A Shirley sempre gravou CDs com temas de situações que ela está passando, e não tinha melhor tema para esse CD, após ter recebido esta benção.

A produção musical foi regida por Reginaldo Régis, Merewilton Lages e o Cleybinho.  Dos 3 produtores, destaco o Cleybinho que acompanha o ministério da Shirley nos shows com sua banda, sendo este, seu álbum de estréia no ministério da levita. O projeto gráfico foi trabalho pela Namassa Produtora, e os fotógrafos foram Leone Serra e Anderson Santana.


A primeira faixa, Esse Adorador  foi o single disponibilizado pela gravadora alguns dias antes do lançamento, e obteve aprovação imediata do público. Introduzida por um repique na bateria, e um perfeito solo de guitarra com instrumentos de sopro, conta a História de Davi que se prostrou diante de Deus depois que o filho dele morreu. A música faz uma pergunta: "Será que pode ser assim, nos dias de hoje, mesmo na decepção, Deus achar um adorador?". Também e percebível que o tom da música e a orquestração ficaram confortáveis na voz da Shirley, que sabe passear durante o percurso do louvor, entre as notas mais baixas até as mais altas. Essa foi a primeira faixa produzida pelo Cleybinho.

Ouvi Dizer, de Gislaine e Mylena tem letra forte e cantada em primeira pessoa, retrata a história do tanque de Betesda, na qual o anjo agitava as águas, mas que a pessoa que estava em ultima da fila, não conseguia ser curada. Mas Jesus pode tocar e curar, sendo assim não será mais a ultima pessoa da fila.

Acordeom, gaitas e flautas introduzem o tango que é acelerado após o coro, Eu sou Deus, fala do poder de Deus, e que ele cumpre e faz promessas. O tom da música inicia baixo e no auge a Shirley canta na nota mais alta que ela consegue alcançar na escala da música.

Uma das maiores surpresas do CD, Primavera composta por Alessandro Almeyda, é introduzida por uma declamação em hebraico do Leonardo Gonçalves, enquanto os instrumentos de sopro preenchem sua fala. De inicio, a primeira impressão é que estamos ouvindo os LPs antigos da cantora, o começo é uma reflexão de como é o inverno e depois da primavera, no coro a Shirley declara para voltarmos á sorrir, pois as feridas que a mágoa abriu, Deus sarou e escreveu uma nova história, pois o temporal nós já suportamos.

Tanque de Betesda , é intitulada uma das melhores músicas do set list, realmente a letra de Moysés Cleiton nos trás a certeza de que Deus tem poder para curar. A história narrada por Shirley na introdução e ao longo da letra leva-nos a conhecer a vida do homem que estava a 38 anos precisando de uma ajuda, mas ninguém o ajudava, pois ele queria se banhar no tanque para ser curado. O refrão fala que Jesus é maior que o tanque de Betesda, e que por isso ele estava curado.

Sertanejo universitário, iniciado com solo de guitarra e participação do back vocal, Farol na escuridão , fala que Jesus é nosso farol na escuridão. O refrão é fácil de decorar e declama que não deixaremos Jesus por nada neste mundo.

Em ritmo de suspense, Caminho do Mestre  é a música que ouviremos muitos grupos de louvores cantarem nas igrejas, letra feita especifica para cantar na igreja, retrata um culto, na qual vamos seguindo á Jesus pelo caminho do Mestre. Destaque para o back vocal. Tem chance de ser o maior sucesso do disco.

Regravação de Rayssa e Ravel,  A Fé  é a descrição da fé, com ela temos Jesus conosco e que nos leva á vencer, mesmo que a vitória esteja longe. É uma das músicas que mais é nítida, a participação das cordas.

Estilo sacro da Shirley Carvalhaes, Amigo do Peito de Emanuel Albertini, com bela participação do acordeom que sola a música inteira, dando impressão de segunda voz.  Fala que Deus é nosso amigo em qualquer hora, e que somos nada sem a presença dele. Lembra o sucesso "Deus tremendo".

Denner de Souza e Adriano Barreto compuseram Olha eu de Novo  fazendo alusão á história de José, Daniel e Ester. Fala da vitória que Deus nos dará, e que o mundo ouvirá nós proclamarmos: Olha eu de novo! Tem compasso rápido com back bem colocado.

Todo álbum da Shirley Carvalhaes não falta o forró, Movimento de Deus , tem começo repentino da cantora e o back cantando: Deus vai fazer um movimento aqui, um movimento aqui vai fazer!" Leva-nos á declarar que Deus vai nos curar e entregar a vitória em nossas mãos. O interlúdio do meio, conta com solo de violão solando acompanhado pelas sanfonas.

Mudando a proposta de ritmo e letra e preparando o ouvinte para o término do repertório, Vivas em Mim  de Natanael Rodrigues, tem uma proposta de trazer ao ouvinte, a vontade de Deus de viver em nossas vidas.

Talvez a grande surpresa do CD, seja da última canção chamada Lábios de Mel , romântica, estilo pouco explorado no pentecostal. O grande destaque dessa faixa vai para os instrumentos de sopro que dão o ar celestial de despedida ao trabalho, começa com um ritmo bem calmo, e no refrão se transforma em samba. A tendência é que essa faixa faça parte da coletânea Amor D+ lançado em meados de maio, época do dia dos namorados.

Com este novo trabalho, podemos perceber que Shirley permanece na ativa independentemente da mídia estar ou não anunciando seus trabalhos, e com certeza em menos de um mês este álbum já será disco de ouro. Além de ser possível, levar a Shirley á concorrer no Troféu Promessas de 2013 nas categorias de melhor CD, melhor musica e melhor intérprete.

Este CD sem dúvida é um dos melhores da carreira de 36 anos da cantora, tanto que a primeira tiragem de 20 mil cópias esgotou na primeira semana de lançamento, e já foi confirmado pelo executivo da Sony Maurício Soares, que outras 20 mil estão em estoque.

Vale ressaltar que o PlayBack já está sendo distribuído nas lojas em todo o país, por isso se você quer ter um dos melhores CDs pentecostais de 2012, vale a pena comprá-lo.

Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

:)