Tiragem dos trabalhos da Sony Music


Não é de hoje, que a Sony é conhecida como a gravadora pentecostal do Brasil, mas a gravadora está pisando na bola quando o assunto é tiragem de CD, por exemplo, ao novo  CD da Elaine de Jesus saiu com tiragem AA5000. 

Se for parar para pensar, uma cantora como a Elaine de Jesus é uma tiragem extremamente baixa, se for  distribuir para o Brasil inteiro, não dá 1 CD por cidade. Outro pisão de bola que foi dado foi com o CD da Shirley Carvalhaes.

Em toda a história da carreira da cantora, a menor tiragem inicial de um lançamento dela é AA50000, que tinha de ser reposta em questão de semanas. O Tempo de Cantar Chegou, saiu de fábrica com 20 mil cópias iniciais, que foram prontamente substituídas por outras 20 mil.

Isso pode ser uma estratégia de marketing da SONY, mas acredito, que acarreta em perca de potencial de venda do trabalho. Primeiro, por que quando uma pessoa vai procurar o CD da cantora e não tem, ela está dentro de uma loja com centenas de trabalho, nisso ela pode comprar outro CD de outra gravadora e “esquecer” o trabalho que queria comprar inicialmente.

E outra, quando fui procurar o CD da Shirley e da Elaine, me dirigi em 4 lojas, e todos os lojistas diziam: Acabou, não tem mais este CD! Ao sair de uma delas, à poucos metros tinha um irmãozinho vendendo o CD da Shirley pirateado, lá sim tinha umas 30 unidades piratas e ao perguntar para ele se estava vendendo bem, o mesmo disse que essas cópias estava saindo demais, até por que não tem o original nas lojas, e as pessoas na ância de ouvir o lançamento, compravam o CD. E se formos parar para pensar, qual a porcentagem de pessoas, que voltam na loja para comprar o orginal, se já tem o “genérico” em casa?. E olha que não estamos falando nos sites de Download!

Mesmo que seja bom para a gravadora como a Sony, que tem fábrica própria, ir distribuindo aos poucos, é interessante eles analisarem o outro lado da moeda muitos compram piratas ou baixam os áudios na internet, e isso acaba dificultando a vendagem dos Cds.

Agora fica o suspense para a tiragem do DVD da Cassiane e do CD da Damares.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 comentários:

  1. Esse é um dos melhores olhares críticos a respeito da Sony.
    Não há como aceitar ou se conformar com a atitude da gravadora já que a maioria dos "clientes" esperam "mais" da mesma. Seria de grande valia que a sony se pronunciasse o por que de tiragens baixas, dizer apenas que "possuem fábrica própria" é uma justificativa muito ralé.
    Júnior Costa

    ResponderExcluir
  2. sempre que vou comprar um cd olho primeiro a tiragem, pois sempre tive em mente que, quanto melhor o cd, mais cópias foram feitas, mais com a sony esse raciocínio não funciona, além das baixas tiragens, a divulgação da gravadora tbm deixa a desejar

    ResponderExcluir

:)