Análise: Voz da Verdade - Eu Acredito

Capa do CD "Eu Acredito" lançado em 2011.
Eu Acredito, 34º trabalho do renomado conjunto Voz da Verdade.

Após quase 2 anos sem lançamento de CD, por causa da perda de 2 integrantes da banda, a Lilian que era vocalista e Pastor Nelson Zanirato apresentador do conjunto, onde ambos vieram á falecer em agosto de 2010.

Esse trabalho conseguiu suprir todas as expectativas desse tempo sem novos discos.

Em todas as canções, podemos ouvir um Back Vocal muito bem trabalhado, característica marcante do Voz da verdade onde todos os vocalistas acompanham o coro de todas as música, dando-nos a impressão de estarmos em um grande coral.
O repertório é iniciado com o tema do CD Eu Acredito é uma música de ânimo e incentivo para todos. Tanto introdução e no desenrolar da música notamos forte presença de solos de guitarra executados por Samuel Moysés.

Num tom mais suave que o louvor anterior, O Milagre Bateu em Minha Porta é introduzida por uma orquestra de violinos. Lydia Moysés canta dizendo que nós existimos apenas em Cristo Jesus.
Levanta-te começa com uma leve melodia no teclado, logo o Pastor José Luis nos incentiva á levantar de onde nós estamos para podermos ter o melhor de Deus em nossa vida. No desenrolar da canção a guitarra dá mais vida á música. No término vemos um grande show de profissionalismo da guitarra e bateria, tocados por Samuel e Daniel Moysés, respectivamente.

A segunda faixa interpretada por Carlos, Pense Duas Vezes é uma forma de nos ensinar á não desistirmos das nossas perspectivas. Instrumental muito trabalhado na introdução da música com diversos instrumentos de sopro fazendo um trocadilho.

Com uma flauta, dando a impressão daqueles filmes de índios no interior do Amazonas, começa Reflexo, canção interpretada por Samuel Moysés. A duração da faixa é extensa, são quase 7 minutos de música o que deixa um pouco enjoativa, porém a letra nos diz que Jesus vive em nós e ele sabe tudo.

Um dos grandes destaques do CD é a música Concerto cantada por Liliani Zanirato. O instrumental da música foi o melhor do CD, a impressão de estarmos em um filme com instrumentos de sopro, guitarra e violinos deixa a música com um toque especial. A voz de ópera da Liliani entoa que Jesus voltará e quando ele voltar, tirará todas as nossas dores. A letra é uma grande poesia com versos como “Querendo nos fazer cair do monte de Sião, mas o que Segura é a tua mão”
Fogo de paixão vem com ritmo de forró e podemos ver a grande participação do Vocal, cantando que o amor de Jesus é o único que liberta.

Elizabeth Moysés, com seu carisma canta Fábrica de Deus Com uma intro bem diferente em ritmo de marcha, visto que a letra e tema da música também são. Versa que Deus nos fabricou com suas mãos de artistas e somos a sua imagem e semelhança.

Nunca Diga Nunca, interpretada por Carlos tem grandes chances de ser uma das músicas mais executadas nas igrejas, por ter uma letra forte mas fácil, O grande diferencial é o vocal, onde na primeira parte o Carlos é acompanhado pelas vocalistas mulheres, e na segunda quem acompanha são os vocalistas homens.

De composição de Carlos Moysés e regravação do Grupo Chama Viva Casa Fortíssima tem letras e melodias típicas dos LP’s antigos do conjunto dando destaque para a orquestra e back vocal. A letra destaca bem que o nome de Jesus é a grande casa forte para aquele que crê no nome de Jesus. Grande destaque para o acompanhamento do Ibsen Batista, contra baixista do grupo. Ótima interpretação da Pastora Rita Moysés.

Segunda participação de José Luis é marcada por Quero Conhecer-te de letra marcante, detalhe para a finalização da música onde todos entoam “Anjos de Deus estão aqui, dentre ele o rei dos reis”.

O primeiro dueto do CD é feito pela Sara Moysés e Ibsen Batista, o baixista do conjunto. A música Unção de Vencedor no ritmo de dance, nos ensina que somos sustentados pela oração, o coro vem bem acompanhado do contra baixo, e logo um rap executado também pelo Ibsen.

Com uma pequena introdução, Loucura Santa é uma faixa mais simples do conjunto, porém não menos bonita. Ouvimos ao longo da faixa, diversos instrumentos como guitarra e violão dando pequenos solos, enfeitando a música.
Como de costume da banda, Elizabeth Moysés e Alberto Cufone cantam Ele é Tudo , com grande destaque para a gaita tocada por Evaristo. Os versos são de exaltação á Deus, dizendo que ele é Tudo o que o homem precisa. A música tem um belíssimo instrumental finalizando a canção, destacando mais uma vez o dom de Samuel e Daniel na guitarra e bateria.

A grande novidade desse repertório é a participação especial da “Vó Isa Moysés”, grande idealizadora do conjunto, estando em plenas atividades até 2005, onde parou de gravar pela sua idade avançada. A música não tem muitos recursos musicais, porém a melodia se encaixou bem á voz aveludada da cantora que conta toda sua história de mais de 80 anos em pouco mais de 3 minutos. A canção termina com a seguinte frase: “E nos discos deixei minha voz, hoje eu posso sentir a alegria de ter uma história vivida com Deus, e eu posso olhar para cima e dizer... Obrigado por tudo meu Deus.. Pois eu quero viver muito mais” Encerrando assim um grande trabalho, fazendo jus ao ditado popular “Panela Velha, é que faz comida boa”.

Podemos observar o motivo do Voz da Verdade estar á mais de 30 anos à tona no mercado gospel, eles sabem fazer um bom CD inovando mas sem perder a essência. É um bom álbum para se comprar, tendo muitas músicas próprias para serem cantadas em grupos de louvor.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comentários:

  1. Chegou o grande dia!
    O Conjunto Voz da Verdade irá fazer uma coisa bem diferente na gravação do novo dvd "Eu Acredito": pela primeira vez irá lançar um dvd fora do estado de São Paulo!
    O local, data e horário já foram definidos e será uma benção! O local sortudo é o Goiânia Arena(GOIÂNIA!!!!) e comporta cerca de 15 a 20 mil pessoas! O ginásio é um dos melhores do Brasil e tem uma estrutura maravilhosa! Teremos muitas supresas na hora da gravação! Homenagens aos que faleceram, aplausos, coreografias, abertura do dvd de ARREPIAR COMO SEMPRE!
    LOCAL: Goiânia Arena-Goiânia
    Dia: 09/06/2012!
    horário:21hs
    VC NÃO PORDE FICAR DE FORA! FORME A SUA CARAVANA! JÁ TEMOS MAIS DE 50 CARAVANAS CADASTRADAS! MAIS INFORMAÇÕES NO SITE OFICIAL:
    http://www.vozdaverdade.com.br/
    ABRAÇOS E A GENTE SE ENCONTRA LÁ!

    ResponderExcluir

:)