Maravilhas da Natureza - Teoria Celular

Nossa primeira matéria da Série maravilhas da natureza, é para explicar uma coisa em comum que todos os seres vivos do planeta tem! A Célula.

Inclusive, aqui no BLOG temos uma introdução sobre as Células Animais e Vegetais, e as células eucariontes e procariontes. Vou dar uma revisada para vocês relembrarem, e ficar por dentro do assunto.

A teoria celular foi criada por Robert Hooke, que estabeleceu a célula como uma unidade morfológica padrão de todos os seres vivos.

Como a Célula é a unidade morfológica dos seres vivos, existem seres vivos unicelulares (Contém 1 célula) e pluricelulares (mais de 2 células).Existem também seres que são unicelulares, mas acabam ficando em colônias, essas colônias são conjunto de células que ficam agrupadas para melhorar seu desempenho ou ficar mais protegidos, mas cada um exerce sua função sem depender da outra, diferentemente das células dos Seres Humanos, onde uma precisa da outra.

As células podem ser eucariontes ou procariontes.

1.1 – As células eucariontes são células que possuem núcleo verdadeiro, e possuem organelas que a célula procarionte não possui, como por exemplo o Complexo de Golgi.

1.2 - As células procariontes são células que não possui um núcleo definido, ou seja o núcleo fica disperso no interior da célula, a célula possui DNA, mas não possui muitas organelas, presentes nas células eucariontes.

As células são muito importantes para nosso corpo, pois são elas que são responsáveis pelo funcionamento dos nossos órgãos.


Endocitose

Fagocitose
Uma das ações que a célula faz, é a fagocitose. A fagocitose é o ato de digerir partículas sólidas.
Um exemplo muito falado entre biólogos biomédicos e médicos é das infecções que atacam nosso organismo. Quando nosso organismo recebe ataque de bactérias, o nosso corpo aciona os leucócitos (Glóbulos Brancos) que imediatamente tentam “fagocitar “ essa bactéria para expulsá-la do organismo.

Pinocitose
A pinocitose é a fagocitose, só que ao invés da célula ingerir partículas sólidas, ingere partículas líquidas.

Exocitose

É o processo contrário da Endocitose, pois a exocitose é a retirada de partículas sólida ou líquida do meio intracelular para o meio extracelular.

Encerrando essa primeira matéria, dando uma introdução sobre a célula, que compõe todos os seres vivos, sejam eles, animais, vegetais, etc.
Aguardem a 2ª Matéria da nossa série!
Share on Google Plus

About Portal da Familia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

:)