Gíardiase - Parasitologia 1

A Gíardia é uma doença transmitida por um protozoário o reino Protista que tem o nome de Giardia Lamblia.

Giardia Lamblia é um ser microscópico que gosta de viver em ambientes aquosos (águas). Ele tem 2 formas, uma denominada Trofozoíta e o Cisto. Na qual a forma infectante do parasita é o Cisto.

É importante ressaltarmos que a Gíardia Lamblia não é um parasita que se aloja somente em humanos mas sim em maior parte dos mamíferos. Seu habitat dentro dos humanos é o intestino delgado (Em poucas palavras é o orgão que absorve os nutrientes do Corpo).

A transmissão é feita através da ingestão de Cistos, esse cistos são uma forma de proteção ao paratista, dentro do cisto existem o trofozoíta que ficam seguros. Se um humano ingere a forma trofozoíta, não ocorre a infeccção pois eles ao chegarem no estômago sofrerão ação do suco gástrico e diversas enzimas, o que fará com que ele venha morrer. Quando o humano ingere o cisto, o cisto protege o parasita da ação do suco, e o desencistamento termina no intestino delgado onde o trofozoita adere á parede do duodeno (As vezes o Gíardia Lamblia pode ser Chamado de Gíardia Duodenalis).

Quando chega ao intestino delgado o parasita adere-se ao duodeno através de um disco adesivo que faz com que ele fique fixo sobre a parede. quando ele se fixa, começa á liberar enzimas para se alimentar, provocando no local uma ruptura na integridade do tecido epitelial do intestino e causando uma reação inflamatória e quando existe muitos trofozoitas instalados no intestino, pode haver diminuição na capacidade de absorção de Gorduras e Nutrientes (forma Cronica), por conta da barreira mecânica causada pelo parasita.

Os sintomas em pessoas sintomáticas com fase Crônica são Diarréias, diminuição na absorção de nutrientes (Emagrecimento, Anemia), esteatorréia (Presença de gordura Fecal), dores no Intestino, Entre Outros.

Os sintomas em pessoas com fase aguda são: Diarréi aquosa, dores abdominais, odor nas fezes, gases, vômitos..

Para diagnosticarmos a Giardiase, é feito o PPF (protoparasitológico de Fezes) onde pode ser encontrado os cistos (Fezes Formadas) ou os trofozoítas (Fezes Diarréicas). Ou o Enteroteste que é a ingestão de gorduras especiais, para avaliação do funcionamento do Intestino.

O tratamento que deve ser indicado pelo médico é através de Vermífugos, onde o mais utilizado é o Metronidazol.

Abaixo, Veja Imagem do Cisto e Trofozoita da Gíadia Lamblia.
http://demsur.com.br/portal/wp-content/uploads/2010/07/giardise.jpg
Share on Google Plus

About Portal da Familia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

:)